Suflê de Chocolate
Agora é hora da sobremesa.
Toda refeição completa possui entrada, prato principal e sobremesa e cada uma precisa de seu destaque, e uma sobremesa de chocolate sempre é um grande final para a refeição. Nesta receita vamos apresentar um delicioso suflê de chocolate que aprendemos no programa Cozinha Prática da Rita Lobo no GNT, a receita é extremamente simples de se fazer, porém exige um preparo com antecedência, pois necessita de um tempo de descanso.
Então ao pensar em fazer o seu jantar a dois durante a semana pense também na sobremesa e se, caso o suflê estiver incluído, prepare-o no dia anterior para que, após saborearem o prato principal, o suflê seja colocado para assar e servido ainda quente.
Para a preparação você precisará de:

- 160g de chocolate meio amargo (50% cacau)
- 1 colher (sopa) de cachaça
- 4 ovos
- ¼ de xícara (chá) de açúcar
- Manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar
Preparo
Como a Carol gosta de doces mais doces, nós utilizamos metade de chocolate meio amargo e metade de chocolate ao leite, desta forma o sabor do chocolate meio amargo não prevalece tanto no resultado final do suflê. Para preparar seu suflê comece picando o chocolate e depois derreta-o. Depois de derretido misture bem e deixe esfriar, enquanto isso unte de 4 a 6 ramequins pequenos com manteiga e polvilhe com açúcar cristal. Separe as claras das gemas e bata as claras em neve até que tripliquem o seu tamanho, inicie batendo as claras até que elas espumem, após isso acrescente o açúcar aos poucos. Junte as gemas com a cachaça, misture bem com um garfo e com o chocolate já em temperatura ambiente misture tudo. Após misturar as gemas no chocolate, junte 1/3 da clara em neve e misture bem, o restante incorpore delicadamente com uma espátula em movimentos circulares de baixo para cima. Transfira a massa para os ramequins e deixe-a descansar por 24 horas na geladeira. O suflê deve ser servido ainda quente, portanto asse-o minutos antes de comer, para isso pré-aqueça o forno a 200ºC e deixe assar por cerca de 15 minutos, até crescer. Decore com a ganache.
Bom Apetite!
| Assine Jantares a Dois por Email |



Oii. Parabéns pelo blog!! Me bateu uma dúvida: o suflê sai da geladeira e vai direto pro forno?? Ou é preciso dar um tempinho?? Obrigada.
ResponderExcluirOi Anna Paola, muito obrigado e que bom que gostou do blog. Tu pode tirar da geladeira e levar direto ao forno para assar, sem problemas.
ExcluirEspero que goste.