Croque Monsieur
Vai chegando a noite e sempre vem a mesma pergunta, o que fazer para o café da noite de hoje? O café preto acompanhado de pão, bolo ou qualquer outra coisa por vezes parece entediante e sem graça, mas este sanduíche pode abrilhantar o café com pão da noite.
O Croque Monsieur é um sanduíche de origem francesa e feito com fatias de pão, queijo gruyere ou parmesão, presunto e molho bechamel e com certeza deixa sua refeição mais saborosa.
Para este sanduíche eu e a Carol deixamos tudo pronto para montar no momento em que nossos convidados chegassem e durante a montagem curtimos um pouco o tempo e aproveitamos aquele momento juntos que sempre nos traz alegria e prazer, pois se tem algo que gostamos de fazer juntos é estar na cozinha preparando algo para alguém que amamos.
150 g de queijo parmesão ou gruyere ralado 1 L de leite integral
150 g de manteiga sem sal
50 g de farinha de trigo
1 folha de louro
1 cravo-da-índia
4 gemas
Noz-moscada
Sal e pimenta
Esta receita rende 4 Sanduíches.
Modo de Preparo
Derreter um pouco da manteiga e pincelar as fatias de pão, levar ao forno pré-aquecido a 180ºC para dourar levemente. Reservar. Fazer um bechamel, veja a receita aqui, quando o bechamel começar a ferver coloque o cravo-da-índia e a folha de louro. Depois do molho já cozido descarte o louro e o cravo, acrescente as 4 gemas, mexa rapidamente, adicione a noz-moscada moída e deixe esfriar.
O ponto do bechamel inicialmente precisa ser mais consistente, então utilize 50 g de farinha e 50 g de manteiga para 500 mL de leite. Para a montagem dos sanduíches faça uma base de molho, coloque uma fatia de pão sobre ele, passe o molho no pão e coloque o queijo e presunto. Sobre o presunto coloque mais uma fatia de pão, passando o molho dos dois lados, repita o processo finalizando com outra camada de pão. Dilua o molho restante com o leite até
que fique com uma consistência mais líquida, regue sobre o sanduíche, salpique o restante do queijo e leve ao forno preaquecido a 200oC para gratinar.
O ponto do bechamel inicialmente precisa ser mais consistente, então utilize 50 g de farinha e 50 g de manteiga para 500 mL de leite. Para a montagem dos sanduíches faça uma base de molho, coloque uma fatia de pão sobre ele, passe o molho no pão e coloque o queijo e presunto. Sobre o presunto coloque mais uma fatia de pão, passando o molho dos dois lados, repita o processo finalizando com outra camada de pão. Dilua o molho restante com o leite até
que fique com uma consistência mais líquida, regue sobre o sanduíche, salpique o restante do queijo e leve ao forno preaquecido a 200oC para gratinar. Bom Apetite!
| Assine Jantares a Dois por Email |







Fiz aqui em casa, substituí o bechamel por molho branco (colocando cravo e louro),presunto de peru light e um pouquinho de orégano por cima de tudo pra finalizar. Ficou uma delícia!
ResponderExcluirEste sanduíche é realmente uma delícia, já utilizei o peito de peru defumado também e realmente da um toque diferente ao sanduíche.
Excluir