Chipa da Dona Arlete
E o blog resolveu participar do desafio panelinha eu que fiz 15 anos, promovido pelo blog Panelinha da apresentadora do Cozinha Prática na GNT, Rita Lobo, o desafio consiste em preparar receitas sugeridas pelo blog, fotografá-las e postá-las no instagram com as hashtags #PanelinhaEuQueFiz15Anos e #PanelinhaEuQueFizCaféDaManhã.
Dando continuidade ao desafio panelinha a segunda receita é a Chipa da Dona Arlete.
Dando continuidade ao desafio panelinha a segunda receita é a Chipa da Dona Arlete.
De todas as vezes que compramos a chipa, ela nunca foi de nosso agrado e confesso que quando vi este item na receita meio que torci o nariz para ela, mas como quem está na chuva é para se molhar, seguimos a receita a risca, e não é que para nossa grata surpresa esta chipa, principalmente, quando recém saída do forno, fica uma delícia.
O segredo aqui é a escolha do queijo, por isso prove o queijo antes de compra-lo e quanto mais saboroso ele for, mais saborosa ficará sua chipa.
Ingredientes
- 500 g de polvilho doce
- 400 g de queijo meia cura ralado fino
- 1 colher de chá de sal
- 2 ovos
- 1 xícara de leite
- 100 g de manteiga

Obs.: O queijo meia cura é um queijo tipicamente mineiro e o principal ingrediente do pão de queijo, como o próprio nome diz ele não é nem um queijo fresco, nem um queijo curado. O termo meia cura quer dizer que este é um queijo com baixo tempo de maturação, mas sem tempo definido, podendo ser entre 1 e 5 semanas. Só cuide na hora de comprar, este queijo não é o chamado de minas padrão. Para não ter erro, aqui em Curitiba compramos no mercado Municipal.Modo de preparo
Primeiramente bata os ovos levemente, misturando as gemas às claras. Em uma tigela grande misture o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga e os ovos amassando até formar uma farofa grossa. Junte metade do leite e volte a amassar, acrescente o restante do leite até dar o ponto, a massa deve desgrudar facilmente dos dedos. Prove e ajuste o sal se necessário. Separe a massa em bolinhas iguais as de pingue-pongue e depois estique em um formato de rolinho. Dê o formato de uma ferradura e coloque na forma forrada com um papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C e deixe assar por 15 minutos ou até elas dourarem.
Rende até 40 chipas.
Acompanhe-nos no facebook, twitter e instagram.
Veja as outras receitas do Desafio Panelinha 15 Anos - Café da Manhã
![]() |
| Ovos Mexidos Cremosos |
![]() |
| Geleia Caseira de Damasco |
Acompanhe-nos no facebook, twitter e instagram.
Bom Apetite!
| Assine Jantares a Dois por Email |






Vou tentar fazer!!!
ResponderExcluirFiz e murchou dentro do forno, onde será que errei?...
ResponderExcluirSilviane,
ExcluirCreio que pode ser uma dessas duas opções, ou o forno não estava quente o suficiente ou a consistência da massa não estava firme como deve ser.
Veja se foi uma dessas duas situações ou as duas e me conte depois.
Vou fazer
ResponderExcluir